sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Jovem e a Paciência (parte 2/4)

1ª Área que o jovem crente precisa ter paciência: NAMORO E CASAMENTO


O jovem sempre se depara com a seguinte pergunta: com quem vou me casar?


  1. Evitando problemas no futuro

    1. 2ª Coríntios 6:14 – não é da vontade de Deus que um crente tenha uma união com um incrédulo, ou também poderíamos dizer uma união mista como é descrita no Velho Testamento. Números 25:1,2; Juízes 14:1-3; (filhos escutem conselhos de seus pais) Esdras 9:2-4; 10:10.

    2. Quais são os perigos da união de um crente com um incrédulo?

      • No namoro: o perigo de ter um namoro carnal. Um tem o Espírito Santo que habita, mas o outro que ainda está nas trevas não tem, portanto terá como modelo o namoro mundano, onde tudo é liberado. Como crente sabemos que há limites no relacionamento, principalmente quando se trata de relacionamento sexual, que o mesmo foi determinado para que fosse desfrutado dentro do casamento. Exemplo Mileny, quis permanecer em uma união com o incrédulo, até que então percebeu as más intenções do rapaz. Também, lugares que freqüenta, geralmente incrédulos gostam de ir a danceterias, shows, gostam de bebidas alcoólicas, e as vezes até mesmo uso de drogas.

      • Após o casamento: segundo os padrões da Palavra de Deus o marido é o líder, portanto a mulher no caso deve seguir o marido. Eis então o problema, você querendo servir ao Senhor e o seu cônjuge querendo aproveitar o final de semana para fazer qualquer outra coisa menos ir à igreja. Ai então se você decide ir só, vemos então uma família dividida, sendo que o propósito de Deus é que esteja unida, alguém terá que ceder. Criação dos filhos, você então vai querer colocar os parâmetros bíblicos, e o seu cônjuge não. É por isso que encontramos em Amós 3:3 uma grande verdade: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”

      • Muitos caem nos seguintes erros: ele ou ela vai se converter. Se realmente você crê nisso, porque não espera então? O erro é que muitas vezes nós queremos fazer a nossa vontade e não a vontade de Deus. Do meu jeito e não o de Deus.

      • Muitos não agüentam esperar o tempo certo: sei que muitos questionam o fato de estarem chegando a uma determinada idade e ai vem àquela insegurança. Nem por isso você deve optar por um incrédulo, já que na igreja não tem. (aproveite o momento de encontro de jovens para analisar, e ore a Deus constantemente, se o desejo seu é casar. A lição a ser aprendida é o esperar. Sei que é difícil, mas é o melhor. Algumas razões do por que esperar: 1) evitarei decisões precipitadas e erradas; 2)estarei mostrando que desejo o que Deus quer e não o que eu quero; 3)terei mais comunhão com Deus, pois orarei mais para encontrar um futuro cônjuge. Salmo 37:3-7

      • Esperar no Senhor é a melhor coisa a se fazer mesmo quando parece demorar muito: busque ao Senhor Provérbios 18:22; 19:14

      • Deus muitas vezes nos provará: em todo tempo somos provados para ver se de fato Deus está acima de qualquer coisa em nossas vidas, e geralmente neste assunto ai é que somos mesmo, pois geralmente, queremos fazer nossa própria vontade, sendo que devemos fazer o que Deus deseja.

      • Jovens Saul não soube esperar: o resultado, perdeu o reino, e um final cruel. Creio que vocês desejam coisas boas para as suas vidas, por isso tenham paciência, não se precipitem.

      • Meu jovem você tem orado por uma serva do Senhor? Minha jovem você tem orado por um servo do Senhor?


  1. Busque ao Senhor

  2. Casamento é para a vida toda Mateus 19:3-6

0 comentários:

Postar um comentário

  ©PIBRAC - Todos os direitos reservados.

Rua Marechal Deodoro, 284 - Centro Tel.: (68) 3223-1917 | Topo